quinta-feira, 11 de julho de 2013

Excelente crônica do Jornal NH

Excelente crônica do Jornal NH

E um detalhe. Na crônica mostra fotos das ARQUIBANCADAS sendo pintadas.
Não é só a cerca.

E fico feliz que a expressão que eu comecei a usar, de que o Novo Hamburgo vendeu a alma ao mudar a cor do estádio, pegou.

http://www.jornalnh.com.br/blogs/bola-pro-mattos/462735/estadio-do-vale-e-as-cores-de-uma-paixao.html

Estádio do Vale e as cores de uma paixão...

Por Cristofer de Mattos

| Enviar por e-mail Enviar por e-mail
COMPARTILHE:  184  59 Orkut0 



Diante da importância do fato e pelo colega da editoria de Esportes do Grupo Sinos, André Heck, estar acompanhando mais de perto do que eu todo o processo de mudança do Inter para o Estádio do Vale, ele assina esta análise sobre o fato.

Fotos Rodrigo Rodrigues/GES
André Heck


As cores de um clube de futebol são sagradas. Representam uma identidade. São as cores do time que garantem aos torcedores o sentimento de pertencer a uma determinada nação. As cores de um clube de futebol são a alma da equipe. Representam uma paixão. E, infelizmente, o Estádio do Vale está perdendo a sua alma anilada. 

Na tarde desta quinta-feira, funcionários pintavam de vermelho as muretas da tela que separa o gramado das arquibancadas. A parte de concreto da arquibancada oposta às sociais também já recebia as cores do Inter. O vestiário principal da casa do Noia não pertence mais aos jogadores que vestem azul anil. Os atletas já utilizam o vestiário dos visitantes. O principal já recebeu o vermelho, com o logo colorado e nomes como os de D'Alessandro e Leandro Damião impressos nos armários dos jogadores.

Negócios são negócios. E a direção anilada fez um baita negócio ao alugar seu estádio para o Inter receber jogos do Brasileirão e Copa do Brasil. Nossa cidade e o próprio clube ganharão destaque nacional, mesmo que através de outro time, além de um dinheiro que irá ajudar no crescimento do Novo Hamburgo. Verba importante em um momento em que a direção anilada pretende alçar voos mais altos para disputar a Série D do Brasileiro.

Algumas coisas, entretanto, o dinheiro não deveria comprar. Pintar o Estádio do Vale de vermelho é entregar um bem que não deveria estar à venda. Era visível, nessa quinta-feira, a tristeza dos funcionários mais antigos do clube ao verem a sua casa mudando de cor. As arquibancadas lotadas de colorados já irão colorir, naturalmente, o Estádio do Vale de vermelho nos jogos do Inter. Não era preciso ir tão longe. Alugar o estádio é uma coisa. Descaracterizá-lo, privando o Vale de sua alma anilada, é outra. 

Cresci sendo levado pelo meu pai aos jogos do Noia no antigo Santa Rosa. Um estádio sepultado com sua alma intacta. Ver a nova casa anilada sendo pintada de vermelho foi um choque. Resta saber como a torcida irá encarar essa nova realidade. Para um clube que já carecia de uma maior identificação com seu torcedor, esse pode ser um golpe tão forte quanto um gol contra em final de campeonato. Que os deuses do futebol permitam um renascimento em azul anil ao Estádio do Vale o quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário